top of page

A família | La família | The Family

Nasceu em Manaus, no ano de 1952. Havia, neste período, na capital do Amazonas, uma intensa hibridização cultural: nativos vindos do interior, nordestinos e imigrantes – libaneses, sírios, asiáticos, portugueses, judeus marroquinos etc. Tanto a família materna quanto a paterna são de origem libanesa. Além do multilinguismo, Hatoum também conviveu com duas religiões em sua casa, pois o pai era muçulmano e a mãe católica. Casado com a editora Ruth Lanna e pai de dois filhos.

Fadel Hatoum, avô paterno – atraído pelo ciclo da borracha – veio para o Brasil no início do século XX. Instalou-se em Rio Branco, no estado do Acre. Trabalhou como comerciante. Após 11 anos, retornou para Beirute (Líbano). O pai de Milton, ao ouvir histórias sobre o Brasil, decide, um pouco antes da Segunda Guerra Mundial, seguir os caminhos trilhados pelo avô. Instala-se durante um período no Acre, depois passa a residir em Manaus. Passa a viver como comerciante.

A mãe de Milton nasceu no Brasil. A avó materna, que estudou em um colégio francês no Líbano, teve grande influência para Milton habituar-se com a língua francesa em sua casa. O avô materno foi um exímio contador de histórias.

bottom of page